Objetivo: Reconhecer a hipotenusa e os catetos em um triângulo retângulo, aplicando o Teorema de
Pitágoras para encontrar medidas desconhecidas dos lados de um triângulo retângulo.
Etapas: Observe a representação geométrica;
Encontrar o ângulo reto do triângulo retângulo;
Determinar a hipotenusa;
Determinar os catetos;
Aplicar o Teorema de Pitágoras.
Exercícios com Teorema de Pitágoras.
1)Sendo a,b e c as medidas dos comprimentos dos lados de um triângulo, indica, justificando, aqueles que são retângulos:
Calcula o valor de x em cada um dos triângulos retângulos:
a)
b)
Resolução:
a) Aplicando o Teorema de Pitágoras temos:
b) Aplicando o Teorema de Pitágoras temos:
a) a = 6; b = 7 e c = 13;
b) a = 6; b = 10 e c = 8.
Resolução:
"Se num triângulo as medidas dos seus lados verificarem o Teorema de Pitágoras então pode-se concluir que o triângulo é retângulo".
Então teremos que verificar para cada alínea se as medidas dos lados dos triângulos satisfazem ou não o Teorema de Pitágoras.
a)
logo o triângulo não é retângulo porque não satisfaz o Teorema de Pitágoras.
b)
logo o triângulo é retângulo porque satisfaz o Teorema de Pitágoras.
2)Calcula o valor de x em cada um dos triângulos retângulos:
a)
b)
a) Aplicando o Teorema de Pitágoras temos:
b) Aplicando o Teorema de Pitágoras temos:
Conteúdo de 9ºano.Ótimo.
ResponderExcluirBacana, gostei!
ResponderExcluirSugestão: as resoluções poderiam estar em postagens separadas e programadas,desse modo os alunos podem pensar um pouco e tentarem resolver as questões. ;)
Legal tua atividade. Acho que vou fazer uma cola para as minhas aulas.
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